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Landing Page ou página de venda o que é isso?


Na tradução literal é a página onde o cliente vai “pousar”, é uma página de venda direta, um "ligue djá", uma página “matadora” que vai fazer o cliente comprar seu produto. Na verdade é uma das peças de markeing, geralmente ela está associada com uma campanha de tráfego que traz visitantes.

Parece fácil né, e para quem é do comercial (departamento) ou de vendas o que eu vou falar aqui vai parecer meio obvio e comum, mas muitas vezes é feito de forma tão automática que acaba desapercebido. Para quem não é destas áreas vai soar meio estranho, talvez nunca tenha pensado desta forma; e para quem vai construir as “LP’s” são informações fundamentais para essa parte de uma estratégia de marketing e vendas de qualquer produto ou serviço.

Primeiro e mais obvio, mas precisa estar muito claro, é o que o seu produto ou serviço faz, para que ele serve, que problema ele resolve e para quem ele é direcionado, quem consome o produto, quem é a persona? Mesmo que o produto já seja conhecido, não custa nada relembrar, e persona é um pouco mais que público alvo, tem a ver com hábitos de consumo com características comportamentais, além de idade, sexo e poder aquisitivo.

Em segundo lugar, descrever bem qual a diferença do produto com relação aos seus concorrentes; é o preço, a qualidade, o prazo de entrega, etc. Se não tiver diferença por que o cliente escolheria o seu produto em relação ao seu concorrente? Não se esqueça que no ambiente digital é muito fácil encontrar os seus concorrentes. Mas se o seu produto não tem concorrentes, é um produto inovador, qual o benefício que ele proporciona para seus clientes? Será que as pessoas estão dispostas a pagar por este benefício?

Você tem casos reais, casos de sucesso, pessoas que comprovam o que o seu produto promete? Esta é a terceira coisa que vamos precisar. A prova de resultados é muito poderosa, aguça os sentimentos das pessoas, para algumas pessoas o fato de saber que outras pessoas estão obtendo resultados as faz comprar o produto só para não ficar para traz. O senso de urgência também entra nesta parte, é comum as pessoas terem medo de ficar sem o produto e de novo ficar para traz.

E... por último, você ou sua empresa é conhecida pelo mercado? As pessoas confiam que você ou sua empresa estão habilitados para fornecer o produto ou serviço? É o que hoje em dia as pessoas têm chamado de “Autoridade”, as vezes as pessoas “emprestam a autoridade” de outras empresas ou pessoas é o caso dos marketplaces dos e-commerces de sucesso que vendem produtos de terceiros ou os "Influencers" as celebridades que dão depoimentos favoráveis do seu produto ou serviço.

Parece fácil né? Geralmente quem faz a landing page não tem estas informações, quem tem estas informações é o time do comercial e vendas, as vezes como eu disse no começo meio automático sem perceber, será que o seu produto ou serviço tem estas características? Faça um exercício, verifique e veja o que o pessoal de marketing vai precisar.

E respondendo a pergunta inicial landing page é uma página, site ou local na internet que contém essas informações do seu produto ou serviço, e da sua empresa; não se esqueça que as pessoas ou seus futuros clientes precisam chegar neste local para receber as informações, então uma ação de gere o interesse vai ser necessária, certo?

É ai que entra o que as pessoas vêm chamando de geração de tráfego... anúncios (Ads), campanhas de mídias sociais, conteúdo. Ter uma boa landing page sem tráfego é como ter uma ótima vitrine que as pessoas não veem; Não vende!

Mas isso é assunto para outro post certo?


Até o próximo!


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