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E-commerce alternativa milagrosa para a crise, será?


Nestes últimos tempos, tenho recebido muitas consultas para fazer “e-commerces” e percebi que muitos empresários, na ânsia de sair da crise, acabam por se precipitar no assunto. A alternativa é boa, funciona, mas está longe de ser milagrosa!

Nos últimos meses andei fazendo alguns sites para e-commerce e a minha grande dificuldade está em distinguir os clientes que querem utilizar essa estratégia para diversificar seu canal de venda, se preparando, se organizando, e por que não dizer, investindo para fazer a estratégia funcionar dos que, no desespero que esta crise vem causando para alguns, buscam uma saída de curto prazo, acreditando que só o fato de ter um e-commerce vai sair da crise e virar o jogo. Espero que em ambos os casos o negócio prospere, torço para isso, mas não sei se só torcida vai ser o suficiente.

Um antigo cliente que tem uma loja física e sempre se negou a fazer um e-commerce, um dia destes me chamou para uma conversa e começamos a colocar os prós e contras para o seu negócio, e a primeira coisa que eu falei para ele foi que o e-commerce para ele seria o mesmo que abrir uma filial, tem que investir, teria que ter um controle de estoque, uma pessoa para atender os pedidos, tirar as dúvidas dos clientes, separar e preparar as entregas e depois ainda ser obrigado a trocar os produtos se o cliente resolvesse desistir da compra... Eu dei uma de advogado do diabo mas foi para ver se ele realmente estava disposto a enfrentar as dificuldades que uma loja virtual exige.

Nem tudo são dificuldades, e ele começou a perguntar como resolveria estes problemas básicos, mas eu falei para ele, você não resolve este tipo de problema todo dia aqui na loja? Se você resolve tudo isso aqui, vai conseguir resolver no site também. Outra coisa que eu perguntei para ele foi, quanto tempo levou para ele ser conhecido no ramo, e ele me disse que bastante, não se lembrava ao certo, então eu disse que levaria um tempo também para ser conhecido no digital, talvez um pouco menos que da primeira vez, mas com certeza não seria da noite para o dia. Estamos conversando ainda, avaliando os produtos que funcionariam melhor, os valores e como o site vai se comportar mas acredito que estamos no caminho certo, avaliando os prós e os contras, fazendo testes e conversando bastante.

Outro tipo de negócio que pode dar certo são os negócios que estão nascendo já no formato digital, mas a história neste caso, é diferente, é como abrir um negócio novo será que vai dar certo? Difícil dizer, mas existem aquelas no formato de startup, com investidores, toda aquela estrutura de empresas “xxxtech” com uma equipe de desenvolvedores, marketing, escalabilidade, muito estudo e o mais importante um produto inovador é claro. Nesta categoria eu encaixo os aplicativos também, mas sobre isso eu falo em outro post. Mas deu para perceber que para o micro e pequeno empresário, este é um formato um tanto diferente do que ele está acostumado né?

Voltando no assunto, é muito importante analisar a concorrência, ver os preços do mercado virtual e avaliar se a margem é boa o suficiente, o fato de não ter “aluguel” e “poucos funcionários” vai ser substituído pela gestão do estoque e dos pedidos, a logística e os anúncios... sim os anúncios são fundamentais, seja ele de que forma for, Adwords, mídias sociais, influenciadores e etc. Comentei um pouco acima sobre o tempo para ser conhecido no mundo digital.

E tem a plataforma também, neste caso existem diversas e de diversos preços o mais complicado é implementar, tem toda a parte de pagamentos, envios e devoluções, políticas de troca e uma coisa fundamental em qualquer e-commerce, fotos dos produtos em alta qualidade, afinal de contas é pela imagem que o cliente vai comprar o produto não é mesmo?

Bom, a ideia deste post foi fazer as pessoas pensarem um pouco mais antes de sair “investindo” dinheiro neste processo achando que o retorno será fácil e rápido, antes disso gaste um pouco de tempo pensando como vai resolver as questões que eu citei acima, e caso resolva partir para essa estratégia, vá consciente e persevere, tenho certeza que vai dar certo!


Espero ter ajudado, um abraço e até a próxima.

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