• Mikio

O que funciona no Marketing? Bala de prata funciona?


Para ser direto no assunto, não, não funciona! O que funciona é persistência, insistência, dedicação e um pouco de sorte sempre ajuda...

Nestes anos que estou mais focado no marketing, mais especificamente no marketing digital, tenho percebido essa pergunta recorrente nas conversas com clientes, amigos e quando estou com parceiros da área esse tema é sempre motivo de causos. Todo mundo quer saber a melhor forma de fazer marketing, o jeito mais barato, eficiente e como fazer a mágica que vai fazer a empresa vender mais e rápido.

Na verdade, tudo funciona desde o famoso “boca a boca” de indicações, distribuição de cartões de visita, grupos de networking, mídias sociais, Adwords, até os anúncios de rádio e televisão ou revistas especializadas. E isso é só o começo, se for citar tudo, a lista vai longe... E o grande problema é sempre o custo e o tempo disponível, quando o negócio já não está muito bem então, quando o cliente só tem verba para uma única campanha para “virar o jogo” para recuperar as previsões de venda do mês ou do ano é que está o maior problema.

Por isso que eu chamo de “Bala de prata” aquela única bala que restou para matar o Lobisomem. Se for pensar bem, todo mundo sabe quais as chances desta estratégia funcionar não é mesmo? Qual a chance de ficar milionário no cassino, acontece? Deve acontecer, nunca vi na vida real, a maioria das pessoas que conheço que estão bem de vida, batalhou muito para chegar no topo, teve que ceder ou desistir de alguma coisa, tomou decisões erradas, teve que refazer e aprender na marra, na tentativa e erro como fazer dar certo.

No marketing não é diferente, pelo contrário, de alguma forma, com certeza alguma forma foi utilizada para divulgar seus negócios, e se o seu negócio está funcionando, de alguma forma deu certo. Portanto não existe mágica, mas sim muito trabalho e dedicação aplicada.

A experiência dos profissionais desta área com certeza colabora, mesmo com novas tecnologias, novas formas de fazer as coisas, com máquinas e robôs que executam cada vez mais e mais rápido, principalmente os trabalhos repetitivos. O difícil é saber o que repetir, saber a hora de parar ou recomeçar.

Cada estratégia tem suas vantagens e desvantagens, seu custo e um resultado esperado, uma vez me disseram que precisamos adotar no mínimo 3 (três) estratégias e continuamente ir testando a eficácia no seu negócio, e de tempos em tempos, descartar a que menos está dando resultados e testar uma nova, deste jeito vamos sempre mantendo um fluxo de clientes saudável para a empresa e dando oportunidade para testar coisas novas.

Esta é a forma, na verdade, a grande mágica é, pensar um pouco, fazer muito, se arriscar de vez em quando, dentro dos seus próprios limites, persistir nos objetivos e contar com um pouco de sorte para dar aquela sopradinha para o nosso lado. Certo?

Até uma próxima conversa,

Um abraço!