top of page

Origem e significado do nome Officina do Marketing:


A palavra Officina [ofi ti na], vem do italiano e significa o local de uma atividade laboral, principalmente manual ou artesanal, sua origem é do latim, da justaposição de duas palavras "opus", obra, e "facere", fazer.


Uma famosa enciclopédia italiana (www.treccani.it/enciclopedia/officina) cita várias aplicações para a palavra antiga e pouco utilizada na atualidade mas sempre se referindo a um local que se executam trabalhos, que usam ferramentas para produzir alguma coisa.


Escolhi esta palavra porque pensei na forma que executamos os projetos aqui na Officina, pensei no trabalho (Manual, quase artesanal, único) que temos que fazer para cada cliente. Embora o trabalho se repita, um site é um site, uma campanha é uma campanha, mas nunca é igual, cada negócio tem suas particularidades, suas necessidades que procuramos respeitar para criar soluções específicas.


De alguma forma pode parecer estranho pois o Marketing Digital se utiliza de tecnologia, sistemas, programas de computador e internet, que consideramos ferramentas; mas necessita também de "mão de obra" para criar e produzir suas peças. Hoje em dia muito se fala em automação, máquinas e robôs, mas para fazer as coisas funcionar precisamos pôr a mão na massa, produzir as peças, testar, ajustar, observar os resultados e fazer mais ajustes se for necessário, continuar produzindo conteúdo, até chegar aos resultados esperados.


O símbolo da engrenagem também remete a esta figura de máquinas e ferramentas que utilizamos para desenvolver os trabalhos, mas também remete a um conceito de trabalho em conjunto, uma engrenagem sozinha não faz nada, mas em conjunto, transfere energia, direciona movimento do motor até o ponto necessário, acelerando ou dando mais potência para o conjunto. Esta imagem também nos representa, queremos trabalhar em parceria com as empresas e seus departamentos, buscando os mesmos interesses, como parte integrante do time.


Por fim, este ambiente de construir, criar e fazer funcionar tem muito a ver conosco, gostamos deste conceito, de aprender fazendo, experimentar e descobrir novas soluções, usar a arte ao nosso favor e desta forma, esperamos que a Officina continue a crescer e desenvolver sempre novas soluções para nós e nossos clientes.



bottom of page