• Mikio

Qual a melhor estratégia de marketing para as pequenas empresas?



Outro dia estava assistindo uma palestra presencial (fazia tempo...) com um grande executivo de marketing, acostumado a grandes empresas e agências de publicidade em um grupo de networking que eu participo, foi muito legal, o tema era sobre propósito no nosso trabalho, mas também foi muito interessante escutar as peripécias de executivos de grandes empresas, causos das agências e como as grandes empresas se comportam neste mundo da comunicação.


Bom, no fundo é sobre isso que o marketing nas empresas se trata, comunicar a maioria das vezes, o que a sua empresa faz e vende com o objetivo de aumentar as vendas e conquistar seus consumidores. Bonito isso né? Televisão, assessoria de imprensa, design de marcas, grandes agencias, campanhas milionárias, glamour e vaidades...


Mas a grande pergunta no final foi: Mas e as pequenas o que elas podem fazer com pouca verba? O que dá mais resultado? Melhor custo benefício?


Ele respondeu, embora não fosse muito o nicho que ele estava acostumado, ele disse: “O digital costuma ser mais acessível e por geralmente inverter a lógica do tráfégo (Inbound Marketing - https://www.officinamkt.com.br/post/vamos-falar-de-tráfego-geração-de-leads-e-prospects) costuma dar bons resultados.


Vamos aprofundar isso um pouco e tentar em poucas palavras explicar como isso pode te ajudar!


Primeiro este é o meu nicho, já trabalho com esse mercado há muito termpo e já experimentei e testei não só a eficácia mas principalmente a verba, o quanto nós menores podemos dispor de dinheiro para divulgar o nosso negócio;


Segundo, Inbound Marketing é sobre pessoas ou futuros clientes que estão procurando um produto ou serviço ao invés de empresas oferecendo seu negócio para um grande volume de pessoas independentemente se elas precisam ou não. Deu para entender qual alternativa oferece as melhores possibilidades de sucesso não é?


Terceiro, agora vamos explicar melhor como isso funciona, hoje em dia quando a gente está procurando um produto ou serviço ou comparando preços ou pesquisando os benefícios de cada marca ou empresa, a gente pesquisa onde? No Google não é? Como aparecer lá então?


Hoje em dia também como a competição é muito grande e a gente tende a querer ser sempre o primeiro, todo o tempo em todo lugar, a campanha acaba ficando muito cara, e competir com os gigantes é desleal não é? Então o jeito é procurar se especializar em um nicho e oferecer um diferencial para estas pessoas, desta forma a gente gasta somente o que quer ou pode gastar com a “atração” ou os preciosos “Clicks”.



Agora que você conseguiu atrair alguns interessados, você precisa direcionar eles para algum lugar, quando o interessado “clica” ele vai para onde? Para um site ou website ou landing page; neste local é onde você se posiciona para o seu nicho, oferece seu produto, explica o seu diferencial, mostra a sua competência e se puder informa o que seus clientes falam do seu produto ou serviço (Testemunhos ou depoimentos). Muito importante é sugerir uma ação, seja ela compre, visite, ligue (Call to action - CTA)... Incrível como isso funciona!


É isso, Site + Google é o melhor custo/beneficio que você vai conseguir! É claro que como eu disse acima, Site com arquitetura de conversão e Google Ads com estratégia de baixo custo.


E é claro, paciência, perseverança e obviamente um bom produto e atendimento!

Consegui explicar? Se ficou alguma dúvida ou queira somente conversar a respeito, será um prazer tomar um café ou fazer uma reunião presencial se for possível!


Um abraço e até mais!